sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Mulheres: eis aí a sua chance

Um filme meio bobo da década de 90 mostra um mundo somente com mulheres (O último homem do planeta Terra, 1999). Bem, a Science de 17 de Julho mostra um possível primeiro passo para as mulheres não dependerem mais dos homens no que se refere à reprodução da espécie. Um grupo japonês mostrou que fêmeas do peixe medaka (aqueles peixinhos dourados de aquário, espécie Oryzias latipes) podem produzir espermatozoides quando o gene foxl3 é deletado. Isso mesmo! As fêmeas são normais com ovários macro e microscopicamente normais mas além dos óvulos elas também produzem espermatozoides (os pontos brancos no canto inferior direito da imagem abaixo). Machos da mesma espécie produzem espermatozoides normalmente quando o gene foxl3 é deletado.


A Female medaka lacking foxl3 genes, looking very much like a normal female medaka.  But her ovaries (lower images) tell a different story; lots of sperm produced alongside a handful of eggs. Image provided by the National Institute for Basic Biology

O grupo japonês foi mais longe. Eles conseguiram isolar os espermatozoides produzidos nas fêmeas e mostraram que os mesmos são funcionais. Ou seja, quando usados em um processo de inseminação artificial, os espermatozoides produzem indivíduos com o desenvolvimento aparentemente normal.  Homens, melhor ficarmos atentos. Se formos mais atenciosos, carinhosos e pacíficos, elas (quem sabe?) não resolvem nos manter por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário