sábado, 28 de novembro de 2015

Esse é durão!


Na época de UFC, MMA e outras coisas horríveis do mesmo tipo, vejo no PNAS um paper sobre um cara realmente durão. Os tardigrados (ou ursos d'agua) correspondem a um filo único, Tardigrada, com mais de 1000 espécies, todas aquáticas (ver filme abaixo). Os nossos amigos aguentam o seguinte:

- temperaturas perto do zero absoluto: eles sobrevivem a uma temperatura de -272ºC, um grau acima do zero absoluto.
- temperaturas acima de 100ºC: mais exatamente, o danado aguenta 151ºC.
- pressão 6X maior do que a encontrada no fundo de uma abissal.
- viver sem água ou comida por até 10 anos, reduzindo o nível de água do seu corpo a <3%.
- doses de radiação centenas de vezes maior do que a suportada por humanos.


Bem, o paper descreve o genoma de uma das espécies, Hypsibius dujardini (foto abaixo).

Surpreendentemente, os autores descobriram que 17,5% do genoma é composto por sequências derivadas de outras espécies, principalmente bactérias mas também provenientes de plantas e fungos. Algo assim nunca havia sido encontrado antes (o rotífera Adinata ricciae tem cerca de 9% do genoma composto por sequências de outras espécies). Esse número (17,5%) pode ser ainda maior visto que os autores não conseguiram identificar a origem de 31,5% do genoma (ver na figura abaixo, copiada do paper). Esse fenômeno é conhecido na Biologia como transferência lateral e, entre outras coisas, complica tremendamente as análises filogenéticas (que estabelece as relações evolutivas das espécies).

Os autores não discutem se a alta taxa de transferência lateral é a causa da resistência da espécie a condições extremas.

Screen Shot 2015-11-26 at 11.28.39 AM


Nenhum comentário:

Postar um comentário