segunda-feira, 8 de junho de 2015

India.....ou Brasil?

A Nature de 14 de Maio traz um bloco especial sobre a ciência na Índia (disponível aqui). Em muitas partes parece que estamos lendo sobre o Brasil. São apresentados vários dados e para fins comparativos os mesmos dados para outros países são também mostrados.  Vejam os gráficos abaixo, por exemplo.

O gráfico superior mostra o crescimento no número de artigos publicados pelos 7 países. O gráfico inferior mostra o impacto desses artigos medido pelo número de citações. Em 2000 a pesquisa feita na China tinha por volta a metade do impacto da pesquisa feita no Brasil. Hoje, a ciência da China já nos deixou para trás.  No caso da Índia hoje estamos praticamente empatados enquanto há 13 anos atrás a diferença era bem significativa (por volta de 25%, 0,8 contra 0,6). Nesse ritmo logo logo seremos deixados para trás também pela Rússia. O pior no entanto é o gasto com Pesquisa & Desenvolvimento. O gráfico abaixo mostra a situação para os 7 países (números normalizados pelo PIB).

O aumento de gasto na Índia foi insignificante enquanto que aqui aumentamos nossos gastos em 25%. O resultado no impacto vcs viram no gráfico anterior. Ou seja, é triste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário