terça-feira, 10 de junho de 2014

Aprendizado ativo!!

 



Um artigo publicado hoje no PNAS (disponível gratuitamente aqui) traz alguns números que fortalecem a adoção de estratégias de aprendizado ativo no ensino de STEM (science, technology, engineering and mathematics). O aprendizado ativo envolve situações onde os alunos são levados a "botar a mão na massa", ao invés de serem agentes passivos em aulas discursivas. O artigo do PNAS faz uma meta-análise de 225 estudos independentes realizados nos EUA. Os autores avaliaram dois parâmetros: nota e desistência dos alunos. Eles concluíram que as notas dos alunos submetidos ao aprendizado ativo era em média 6% mais alta e que os estudantes submetidos as aulas discursivas tinham em média 50% mais chance de desistirem da disciplina. Um aspecto interessante é que as diferenças notadas acima persistem em diferentes tamanhos de classes embora o sinal estatístico seja mais significativo em classes com menos alunos (n< 50).

  Os autores questionam o uso de aulas discursivas e advogam a favor do aprendizado ativo.

  ASSINO EMBAIXO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário