domingo, 24 de agosto de 2014

Você é o que os seus pais (e avós) comeram

Cover
  
  Nos últimos anos vários trabalhos têm mostrado que hábitos alimentares dos pais e avós influenciam a saúde de indivíduos das gerações seguintes. Muito deste efeito transgeracional está relacionado à epigenética, ou seja mudanças herdáveis no DNA que não envolvem alterações na sequência de bases. Muitas vezes são alterações químicas, como a metilação das citosinas. Na revista Science de 15 de Agosto, Radford e colegas publicaram um artigo (disponível aqui para assinantes)
mostrando que camundongos cujas mães haviam sido submetidas a uma dieta com restrição calórica durnate a gravidez apresentaram espermatozóides com padrão bastante alterado de metilação do DNA. Quando estes camundongos da geração F1 eram cruzados, o padrão de metilação voltava ao normal na geração F2 embora alguns genes próximos das regiões alteradas tivessem sua expressão modificada.
  A conclusão principal de Radford e colegas é que a metilação do DNA não consegue per se explicar o efeito transgeracional e outros mecanismos devem estar atuando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário