quinta-feira, 11 de setembro de 2014

John Woodland Hastings (1927-2014)



   Quando cheguei à Harvard para o meu posdoc em Janeiro de 1995 logo percebi algumas diferenças entre os ambientes acadêmicos americano e brasileiro (outras vim a perceber - ou entender- só mais tarde). A principal delas foi uma maior hostilidade no ambiente acadêmico americano. Isso era particularmente evidente em universidades "Ivy League" como a Harvard. Mas felizmente havia exceções. Entre os professores do "Biological Laboratories", um dos prédios mais tradicionais da Harvard, destacava-se pela sua simpatia o professor John Woodland Hastings, ou "Woody" como todos os chamavam.  Leio, com tristeza, sobre o seu falecimento em 6 de Agosto aos 87 anos.
  Ele era um especialista em bioluminescência, especialmente as suas variações  decorrentes do ritmo circadiano. Ele foi também um dos primeiros a observar comunicação entre bactérias, um fenômeno que mais tarde foi chamado de "quorum sensing". Estes conceitos são hoje importantes no desenvolvimento de novos antibióticos, os quais atuam impedindo a formação dos biofilmes bacterianos.
 Vários pesquisadores brasileiros passaram pelo laboratório de Woody. Lembro de dois especificiamente: Pio Colepicolo (hoje no Dep. de Bioquímica da USP) e Oswaldo Keith Okamoto (hoje na Biologia da USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário