segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Walter Gehring (1939-2014)

   Já diziam os sábios no interior de São Paulo que o sinal da velhice é quando os seus ídolos começam a morrer. Bem, estou ficando velho. Fico sabendo esta semana de mais uma perda na comunidade científica - Walter Gehring.



  Um dos meus slides preferidos (e um dos que mais uso em aulas e palestras) é a figura acima. Ela mostra o aparecimento de um olho em diferentes partes da Drosophila melanogaster, a mosquinha-da-fruta. O aparecimento do olho é resultado da expressão ectópica de um gene chamado de "eyeless" em Drosophila e PAX6 em humanos. O experimento foi conduzido pelo grupo de Gehring e publicado na Science em 1995. Aos genes como o "eyeless", Gehring cunhou o termo gene-maestro, visto que a sua expressão conduz o aparecimento de um trato fenotípico complexo, como o olho. Foi ele também que descobriu os homeobox, domínios protéicos que ligam DNA e estão envolvidos em vários aspectos do desenvolvimento.
 Tive o prazer de encontrá-lo na reunião da Sociedade Brasileira de Genética (SBG) em Foz de Iguaçu em 2012. Ele deu a conferência de abertura e por sorte encontrei-o uma tarde caminhando entre as centenas de posters apresentados no evento. Convidei-o para uma café e tive uma das melhores conversas científicas da minha vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário