sábado, 18 de julho de 2015

A briga continua

O sequenciamento do genoma humano, publicado em 2001 pelo Projeto Genoma Humano na Nature e pela Celera Genomics na Science, foi acompanhado por brigas públicas entre membros das duas equipes. Os brasileiros presenciaram uma dessas brigas na Brazilian International Genome (BIG) conference entre Gene Myers (Celera) e Tim Hubbard (PGH) em março de 2001.
Bem, quase 15 anos depois o clima continua pesado entre os membros originais dos dois grupos. Em várias palestras aqui em CSHL houve um jab aqui e outro acolá. Agora há pouco na palestra de Phil Green (pai do programa Phred que avalia a qualidade da chamada dos nucleotídeos em uma sequência) a troca de golpes foi mais intensa. Phil criticou a técnica de whole-genome shotgun (desenvolvida pelo grupo de Craig Venter e usada pela Celera), apesar desta ter prevalecido na genômica. Ele basicamente disse que ela não funciona para genomas complexos e o que houve nos últimos 15 anos foi um relaxamento dos critérios para se considerar um genoma sequenciado.
Gene Myers estava na plateia e obviamente não ficou quieto. Questionou os dados mostrados por Green e o nível de decibéis aumentou consideravelmente. Felizmente, o mediador da sessão, Richard Roberts, conseguiu com algumas piadas interromper e suavizar a situação.
Gene Myers fala daqui a pouco. Mais um round à vista.

Resultado de imagem para Phil Green Phred   Phil Green

Nenhum comentário:

Postar um comentário