sexta-feira, 17 de julho de 2015

Rosalind Franklin e a morte da hélice

Estou nos EUA em um evento no lendário Cold Spring Harbor Laboratory. Nos próximos dias irei
postar sobre algumas das palestras.
O evento começou ontem a noite (quinta) com um palestra de James Watson. Ele deu um breve histórico sobre o seu envolvimento no famoso paper de 1953 sobre a estrutura do DNA. A parte mais curiosa foi quando ele mostrou um slide contendo a imagem abaixo:
It is with great regret that we have to announce the death, on Friday 18th July 1952 of D.N.A. Helix (crystalline) Death followed a protracted illness which an intensive course of besselised injections had failed to relieve. A memorial service will be held next Monday or Tuesday. It is hoped that Dr. M.H.F. Wilkins will speak in memory of the late helix R.E. Franklin R Gosling

Um cartão irônico assinado por Rosalind Franklin (e pelo seu assistente Gosling), enviado a vários colegas, anunciando a morte da hélice do DNA. O cartão é de Julho de 1952, ou seja, quase um ano antes da publicação do famoso paper da Nature de Watson and Crick. Já discutiu-se muito sobre a incapacidade de Franklin em perceber nos seus dados de difração o padrão de hélice. Em sua palestra Watson reforçou a ideia de que a incapacidade de Franklin em estabelecer colaborações no meio científico custou-lhe de certa a glória de desvendar a estrutura do DNA. Ela dominava tecnicamente a técnica de difração mas simplesmente não conseguiu interpretar a famosa foto 51 (abaixo).

A forma como Watson e Crick tiveram acesso à foto 51 ainda é um assunto controverso. Há um excelente documentário na PBS-NOVA sobre o assunto. Estou entre aqueles que acham que ela deveria ter compartilhado o prêmio Nobel com Watson e Crick. Nunca saberemos se ela ganharia ou não dada a sua morte em 1958 devido a um câncer de ovário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário