quinta-feira, 24 de abril de 2014

And the guinness record goes to.....


           O genoma humano possue cerca de 3 bilhões de nucleotídeos. Outras espécies possuem genomas bem maiores que o nosso. Depois de Copérnico, Darwin e Freud, o último a nos tirar de um pedestal antropocêntrico foi o protozoário Amoeba dubia com um genoma de 670 bilhões de nucleotídeos (ou seja, mais que 200X o tamanho do nosso genoma).  Grandes genomas desafiam os bioinformatas visto que a sua montagem (colocar os pedaços de sequências na ordem correta) é muito difícil.

            Um consórcio americano acaba de publicar* o maior genoma até agora sequenciado, pertencente a uma conífera da família Pinaceae (Pinus taeda). O tamanho do pepino (ou melhor, do genoma da conífera): 21 bilhões de nucleotídeos, cerca de 7X o tamanho do genoma humano.

            Do ponto de vista biotecnológico, a disponibilidade de um genoma referência para um grupo de espécies com apelo para a indústria do papel facilita novos estudos, principalmente os que visam o melhoramento genético dessas espécies.

            Não deixa de ser uma boa notícia para uma quinta-feira de ressaca futebolística, depois da derrota do grande tricolor do Morumbi para o surpreendente CRB. Ainda bem que tem o jogo de volta…..


* Wegrzyn et al. (2014).  Genetics 196: 891-909;  Neale et al. (2014) . Genome Biology 15: R59;  Zimin et al. (2014). Genetics 196: 875-890.

Nenhum comentário:

Postar um comentário