sábado, 12 de abril de 2014

Eu já sabia!


Isso mesmo!! Eu já sabia!!
            Como amante da cor laranja, algo já me dizia que a minha sensação de bem-estar ao interagir com a cor tinha uma base orgânica. E não é que parece haver mesmo. Em artigo publicado recentemente no PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences USA), pesquisadores da Bélgica e da França reportaram o seguinte experimento: expuseram voluntários às cores azul, verde e laranja por 10 minutos e depois os mantiveram no escuro por 70 minutos. Usando abordagens baseadas em imagens do cérebro (fMRI) e testes cognitivos, os autores mostraram que os voluntários expostos à cor laranja tiveram uma maior atividade cerebral em regiões do cérebro relacionados à concentração e cognição.
            Sabe-se já há algum tempo que a luz tem um impacto não-visual no grau de concentração e cognição em humanos. Os autores argumentam que isso ocorre via um pigmento chamado de melanopsina, o qual se tornaria mais sensível quando exposto à luz de comprimento de onda mais alto, o caso da cor laranja. Isso estabeleceria um papel cognitivo para a melanopsina.
            Mas nem tudo é laranja no mundo da melanopsina. Alguns pesquisadores da área, embora considerem os resultados interessantes, lembram que publicações prévias indicavam a cor azul como a mais estimulante. Ou seja, temos que esperar outros trabalhos na área.
            Sob um aspecto mais mundano, os resultados dos pesquisadores belgas e franceses poderiam explicar o entusiasmo da torcida da Holanda em jogos da Copa do Mundo, dado o laranja predominante. Ou não. Talvez o estímulo seja mesmo a presença das loiras holandesas na arquibancada. Se estiverem vestidas de laranja então …..

*http://www.pnas.org/content/early/2014/03/07/1320005111

Nenhum comentário:

Postar um comentário